• O que é revisão de prótese?
É a troca de uma prótese, podendo ser substituído o componente do fêmur, do acetábulo (bacia) ou ambos.

• Como saber se minha prótese tem que ser trocada?
Somente o cirurgião de quadril pode determinar o momento de trocar uma prótese.

• Quais as razões que levam à necessidade de troca de prótese?
Várias causas de falência da cirurgia podem ser apontadas: Infecção, Luxação (deslocamentos repetitivos), Desgaste e Afrouxamento (soltura) da prótese.

• No caso de infecção, é sempre necessário retirar a prótese?
Nem sempre. Em alguns casos é possível manter a prótese e realizar limpeza cirúrgica com antibiótico. Outras vezes é necessária a retirada da prótese e substituição por outra no mesmo ato cirúrgico ou após algumas semanas.

• Minha prótese sai do lugar com frequência, o que fazer?
A luxação ou deslocamentos de prótese são complicações da cirurgia. Luxações recidivantes devem passar por revisão de prótese. Reposicionamento dos componentes da prótese e tensionamento dos músculos estabilizam o quadril. Próteses com cabeças femorais de grande diâmetro ajudam a diminuir a chance de novo deslocamento. Existem ainda próteses especiais para estes casos.

• Minha prótese gastou, qual a melhor solução?
A idade e atividade do paciente, além da qualidade óssea guiam a escolha da técnica de revisão. Alguns casos podem exigir o uso de enxerto de banco de ossos ou substitutos ósseos especiais. Próteses com componentes femorais longos são comumente utilizados.

• Minha prótese soltou, isto é comum?
Além de comum, é a principal causa das revisões de prótese. É frequente o degaste do componente plástico da prótese. A infecção também leva a soltura. A bactéria faz com que o osso "solte" a prótese, causando dor. Ás vezes não é possível determinar a causa da soltura, já que nem sempre há evidencia de infecção ou desgaste.
Hoje os novos implantes têm revestimentos que fazem com que o osso se fixe, tornando raros os casos de soltura. Novos componentes de superfície da cabeça e da cúpula da prótese causam menor desgaste e também evitam o efeito danoso ao osso causado pelo pó de polietileno.

• A revisão da prótese do quadril tem as mesmas características da cirurgia primária (prótese colocada pela primeira vez)?
Não. A revisão normalmente é uma cirurgia maior tendo em vista que há de se retirar a prótese antiga e colocar outra no lugar. O índice de infecção e luxação (deslocamento) da prótese também é ligeiramente maior que na cirurgia primária.

 

 

Revisão de prótese: implante ultra poroso usado na fixação do componente da bacia.   Revisão de prótese: implante longo de revisão, usado em perdas ósseas do fêmur

Consultório:  HospitaL Israelita Albert Einstein - Bloco A1 - Sala 305 - Av. Albert Einstein, 627

São Paulo - SP - CEP 05652-000 - Tels.: 55 11 2151 9205 / 2151 9207